Infelizmente, neste momento, muitos acabam fazendo a compra de forma rápida, com uma simples pesquisa de preços pela internet. É nesse ponto que mora o perigo, pois a maioria acaba adquirindo um produto que não irá garantir a segurança que espera e principalmente a que precisa.
Mas sabe quando a pessoa irá descobrir que errou?
Infelizmente somente quando for vítima de um crime. Depois de perder com o equipamento que não apresentou a proteção esperada e ainda ter que arcar com o prejuízo material e emocional.
É importante salientar que, hoje no mercado, existem dois tipos de portas de segurança. Vamos ver a diferença exata entre cada uma delas?
Porta Blindada Antiarrombamento
A principal função é impedir ou dificultar ao máximo a invasão na sua residência. Para isso, as portas da Imbraforte possuem certificação internacional de segurança do NÍVEL III-C (NORMA UNE EN 1627 2000 – Norma Europeia). Isso significa dizer que foram submetidas a testes reais de tentativas de arrombamentos.
Testes que certificam a resistência contra ataques físicos (chutes e pontapés), os quais equivalem a quase 100% dos casos de arrombamentos em portas comuns de madeira. Além disso, resistem aos mais diversos tipos de ataques com equipamentos mecânicos como pé de cabras, alavancas, perfurações por meio de furadeiras com brocas especiais e até ataques extremos de marretas e similares.
O cilindro da fechadura também é blindado e produzido com aço especial de alta dureza suportando perfurações e impactos. Este contém um sistema que não permite abertura por chaves do tipo micha e dispõe de chaves codificadas não copiáveis.
Desta forma, é muito importante destacar para não confundir os consumidores. As portas com este nível de blindagem e certificação NÍVEL III-C são portas antiarrombamento e não necessariamente possuem blindagem de nível balístico. Este tipo de porta é indicado para residências onde o objetivo principal é prevenir invasões.
Porta Blindada com Nível Balístico
Diferente da norma Europeia antiarrrombamento apresentada acima, este tipo de equipamento possui placas com blindagem balística e segue a norma ABNT NBR 15.000:2005.
Sua função é de fato a proteção contra tiros de armas de fogo conforme tabela balística abaixo. Este tipo de porta é indicado para autoridades, policiais, políticos, juízes e quem mais esteja exposto a tentativas de ataques com armas de fogo. Por isso, portas com nível balístico de verdade custam 2 a 3 vezes mais que uma porta anti-arrombamento, devido as placas de blindagem da qual são constituídas.
Agora, você há de convir que estes tipos de ataques balísticos são menos frequentes em residências. O que de fato mais comumente acontece, são invasões para furtos, roubos e assaltos.
O problema é que muitas empresas, apenas orientadas para venda a qualquer custo, aproveitam a nomenclatura muito parecida (NÍVEL III-C ANTI ARROMBAMENTO E NÍVEL III BALÍSTICO) e oferecem portas antiarrombamento com preço baixo, dizendo que são portas com proteção de nível III contra tiros, confundindo muito o consumidor. Por isso, desconfie quando lhe apresentarem uma porta Nivel III Balístico com preço baixo.
Muitas vezes, o cliente com a falsa sensação de segurança máxima que lhe é dada, acaba comprando um produto que na verdade tem somente proteção antiarrombamento. Ao ser ofertada como uma porta nível III, o cliente pensa que está levando nível balístico também, o que é apenas uma ilusão
Observe que as finalidades são distintas e as duas se completam perfeitamente para quem busca segurança no padrão mais elevado.